A chegada da frente fria no fim desta quinta-feira, 21, trouxe chuva com granizo ao Rio Grande do Sul. O sistema continua avançando em direção à costa do Sudeste e já nesta sexta-feira, 22, deve levar precipitações às áreas da divisa de Paraná e São Paulo.
Mas é o fenômeno chamado de Alta da Bolívia que deve mudar a distribuição de chuva no país. Segundo a meteorologista Heloísa Pereira, da Somar, as instabilidades serão reduzidas no Rio Grande do Sul neste fim de semana e aumentarão em áreas do Centro-Oeste e Sudeste. “Há previsão de chuvas de 15 milímetros para áreas de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais”, diz.
Previsão do tempo
Cascavel, no oeste paranaense, deve registrar dois episódios de chuva na semana que vem, o que vai colaborar com a umidade do solo. “Já no início de novembro, teremos outros três episódios, mas com algumas janelas de tempo mais seco”, afirma Heloísa Pereira.
A meteorologia indica chuvas regulares para Uberlândia (MG), favorecendo o bom desenvolvimento da soja e do milho.
Já em Sinop (MT), nos próximos dias, as pancadas serão isoladas, mas terão boa frequência, garantindo umidade.
Em Quaraí, no Rio Grande do Sul, a próxima semana vem com dois dias de chuva forte, o que pode atrapalhar os trabalho de campo. Depois, o tempo melhora.