O verão, uma estação que muitas vezes provoca uma temperatura acima dos 40° em vários pontos do Brasil, pode trazer também dias frios em outras localidades. Esse é o caso das serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que receberá uma frente fria nos próximos dias com a possibilidade de geadas.
De maneira geral, toda a região terá queda de temperatura nos próximos dias. O tempo fica firme no Rio Grande do Sul e há a possibilidade de tempestades passageiras no norte de Santa Catarina e sudoeste do Paraná.
Na região Sudeste, a temperatura cai um pouco em São Paulo, que registra chuva na divisa com o Paraná em decorrência de um corredor de umidade que vem da Amazônia.
No Centro-Oeste, as atividades de colheita da soja podem ser interrompidas por conta de temporais que atingem o centro e o noroeste de Mato Grosso e a metade sul de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, a previsão é de pancadas mais isoladas.
Os volumes de chuva diminuem em todo o Nordeste, onde o sol brilha em quase toda a região. A colheita da soja já começou em áreas de pivô no Maranhão, Tocantins e Piauí, mas na Bahia a colheita está atrasada por causa da estiagem do início do plantio.
No norte, já são quase 60 dias sem chuva significativa e Roraima, nos demais locais, principalmente no nordeste do Pará e em Rondônia, há previsão para chuva forte.