O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, autorizou algumas cidades da serra gaúcha a abrirem o comércio. A decisão foi embasada em estudo da Universidade Federal de Pelotas sobre o nível de contágio.
Com a medida, 14 municípios devem voltar ao trabalho a partir de decretos publicados pelos prefeitos. Desde o início desta semana, empresas como a Kepler Weber, Randon, Marcopolo e Grendene anunciaram a retomada parcial de suas atividades, com 25% das equipes.
O economista-chefe da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, André Nunes, afirma que é esperado para as próximas semanas uma retomada gradual das indústrias, que terão que se adaptar à nova situação. “Existe a curva de aprendizado por parte das indústrias de como retomar as atividades mantendo as necessidades de distanciamento, higiene”, comenta.
O Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde estão dando orientações de como prosseguir nessas próximas semanas. O Serviço Social da Indústria (Sesi) criou uma cartilha com recomendações sanitárias e regras para a retomada de atividades.