O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou nesta quarta-feira, 19, que foi comunicado oficialmente por Hong Kong sobre a suspensão temporária da importação de carne de frango de uma unidade do frigorífico Aurora, em Santa Catarina. O ministério informou que irá responder aos questionamentos das autoridades de Hong Kong.
- Brasil pede esclarecimentos após as Filipinas suspenderem importações de frango
- China diz ter detectado coronavírus em frango do Brasil; setor analisa possíveis traços em embalagens, afirma ABPA
Na semana passada, autoridades da cidade chinesa de Shenzhen anunciaram que supostamente haviam detectado o coronavírus responsável pela Covid-19 em um controle de rotina de frango importado do Brasil. Até o momento, o governo brasileiro afirma não ter sido comunicado oficialmente sobre o ocorrido. No entanto, o Ministério da Agricultura Mapa informou que adidos brasileiros estão a caminho da China para verificar a situação.
Também na última semana, o Mapa solicitou esclarecimentos às autoridades das Filipinas, após anunciarem a suspensão das importações de carne de frango do Brasil.
“O Brasil entende que a decisão tomada pelo governo filipino foi desproporcional ao interromper o comércio de todo um setor com base em notícias veiculadas pela imprensa chinesa de uma suspeita, ainda sob investigação pela GACC (órgão de sanidade da China), de detecção de ácido nucleico de coronavírus na embalagem de um produto referente a um estabelecimento comercial”, informou a pasta.