Rural Notícias

Meio ambiente: ‘Governo precisa se tornar protagonista nas discussões’

O comentarista Benedito Rosa reforça que fundos de investimento estão pressionando por política econômicas que contemplem questões ambientais

Em carta pública divulgada nesta terça-feira, 14, ex-presidentes do Banco Central e ex-ministros da Fazenda reforçam a importância da recuperação econômica do Brasil, levando em conta a preservação ambiental e a responsabilidade ambiental.

No texto, o grupo defende critérios de redução das emissões e do estoque de gases de efeito estufa na atmosfera. Além disso, querem que os impactos da mudança do clima sejam integrados à gestão da política econômica.

Análise

As questões ambientais vêm ganhando espaço cada vez mais espaço nas discussões geopolíticas mundiais. Porém, em meio à crise causada pela Covid-19, elas entraram em evidência. Segundo o comentarista do Canal Rural Benedito Rosa, a pandemia gerou uma desorganização na economia mundial. “Países que dependem de investimentos externos diretos passaram a ser mais vulneráveis a pressões internacionais”, diz.

Benedito Rosa afirma que cientes de que a pandemia deve gerar transformações nas estruturas econômicas dos países, acionistas e poupadores estão pressionando os fundos de investimento para influenciem na formulação de políticas desses países que passarão por uma transição.

O comentarista ainda diz que o governo brasileiro, em vez de questionar e confrontar, deveria sair da defensiva e virar protagonista da discussão.