Os produtores de mel se preparam para mais uma safra a partir de outubro. O foco agora é o manejo, alimentação e suplementação das abelhas, mas os cuidados não são os mesmos em todo o país, já que o cenário é diferente de acordo com as regiões e a época em que as flores desabrocham.
O chefe da divisão de estudos apícolas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Rodrigo Duriê da Cunha, diz que o importante é ter abelhas preparadas. “É interessante quando você fala manejo para abelhas, porque o foco realmente é criar abelhas fortes e saudáveis para uma boa produtividade. Quando falamos de manejo de forma geral, devemos levar em consideração os principais fatores de produtividade, como o controle populacional, alimentação, controle de temperatura do ninho e outros”.
Para ajudar os produtores de Santa Catarina, foi criado um gráfico mostrando as diferenças de cada região. “Aqui foi elaborado um gráfico, representando uma medida do potencial das floração ao longo do ano, o que auxiliou bastante na decisão de manejo a ser aplicado”, finaliza.
A dica do especialista é que o apicultor fique atento à capacitação nas atividades de manejo a serem realizadas ao longo do ano, procurando uma apicultura profissional e não uma apicultura que visa somente a extração do mel.