O Produto Interno Bruto do agronegócio cresceu 0,64% no acumulado de janeiro a julho de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo relatório divulgado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
A pecuária foi o principal fator que puxou o resultado do PIB para cima, com crescimento de 7% de janeiro a julho, com desempenho positivo em todos os elos da cadeia produtiva. Já na agricultura, o resultado ficou negativo em 1,7% no acumulado deste ano.
Segundo pesquisadores do Cepea, a renda média da agricultura tem sido pressionada pela queda de preços de produtos importantes como algodão, café, mandioca e soja, e pela elevação dos custos de produção.
Miguel Daoud diz que vê a agropecuária do Brasil com muito otimismo e que a pesquisa mostra mais uma vez que se existe um setor que pode sair na frente com o crescimento do país, esse setor é a pecuária.
O comentarista também avaliou que o produtor deve ter isso em mente e que o seu futuro é promissor, mas para chegarmos ao futuro precisamos rever as estratégias para sair desse momento ruim. “Quando o Brasil crescer, a agropecuária será o carro chefe do crescimento”, diz.