Economia

Miguel Daoud: Tensão política pode prejudicar o Brasil economicamente?

O comentarista repercutiu um fala do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que culpou a crise política pelo cenário econômico do país

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, declarou nesta segunda-feira, 4,  que a tensão entre governo, Congresso e Judiciário tem afastado investidores nacionais e internacionais.

De acordo com comentarista do Canal Rural, Miguel Daoud, Maia tem um pouco de razão, mas erra ao dizer que esse movimento é culpa exclusiva do governo. “Eu posso dizer que a saída de dólares do Brasil ocorre por vários motivos, e a política é apenas um deles. Maia utilizou a mídia para responsabilizar o governo integralmente por essa questão, mas essa não é a verdade”, disse.

Segundo Daoud, os ativos mundiais sofreram uma queda muito grande e essa queda acabou levando à necessidades de ajustes de ativos do mundo afora. “Aqueles que têm investimentos em países emergentes preferem tirar dinheiro de países que têm dificuldades fiscais, como é o caso do Brasil”, falou.

Para ele, esse movimento acaba pressionando o câmbio. “Eles [investidores] não estão preocupados com as brigas políticas, eles estão preocupados com o bolso deles. A questão política do Brasil é ruim para nós, pois acaba tirando o norte, o planejamento e o futuro dos investidores que estão aqui”, concluiu.