Uma mudança nos modelos meteorológicos deve favorecer áreas que esperam por chuvas para realizar o plantio da soja no Paraná. De acordo com a Somar, a combinação de instabilidades ainda favorecem a formação de chuva sobre o Sul do país, mas, a partir de agora, as precipitações conseguem avançar um pouco mais nesta área do estado que sofre com a seca e calor intenso.
A meteorologista Heloísa Pereira afirma que as chuvas já devem chegar nesta região a partir do fim de semana. “Essa área pode ter temporal, queda de granizo e ventos intensos”, diz.
A expectativa é que regiões de Icaraíma, Maringá e Londrina já recebam as precipitações, com acumulados que superam 10 milímetros. Na virada do mês, porém, é que há previsão de mais instabilidades, com chuvas significativas que podem favorecer a umidade do solo para a semeadura.
No Brasil central,a previsão é de chuvas ao longo da próxima semana. Isso porque instabilidades que atingem o Sul do país ao longo do fim de semana avançam pelo Sudeste no início da semana que vem. A combinação dessa frente fria com a umidade da Amazônia provoca formação de corredor de umidade.