O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a pasta está estudando a redução de mais tarifas de importação. Depois de zerar as alíquotas para importação de arroz, soja e milho vindos de países de fora de Mercosul, o ministro avisou que deve seguir repetindo o movimento para favorecer a retomada da economia
O anúncio foi feito durante uma audiência virtual promovida pelo Senado. O ministro era questionado sobre o aumento da inflação dos alimentos e o fim do auxílio emergencial. Paulo Guedes disse que a alta dos preços dos alimentos é um movimento transitório, assim como o aumento de procura por materiais de construção na pandemia.
Para o ministro, esses dois comportamentos são fruto do maior poder aquisitivo da população por conta dos auxílios emergenciais de R$ 600 reais. Guedes tentou tranquilizar os parlamentares explicando que a chegada das novas safras deve equilibrar o mercado, mas deixou claro que pode seguir zerando tarifa de importação.
“O meu grupo de competitividade e produtividade já está trabalhando com meu grupo de comércio internacional e nós estamos estudando quais tarifas de importação que vão descer, porque nós justamente queremos favorecer retomada do crescimento. Começou a subir demais o preço do arroz? Zero tarifa de arroz. Vai começar a subir soja, óleo de soja? Zero a tarifa de importação. (…) vai começar a ceder de novo e tudo bem”, disse.