Começa nesta segunda-feira, 20, o período mais chuvoso do verão de 2020. De acordo com a Somar Meteorologia, o momento é de instabilidade, que se forma sobre a região mais central do país, com uma frente fria que provoca alinhando com umidade na região Centro-Oeste.
Entre os dias 21 a 25 de janeiro, a previsão indica acumulados expressivos de até 100 milímetros nas regiões produtoras do Centro-Oeste. Já entre os dias 26 a 30 de janeiro, a Somar indica que a condição de chuva nestas regiões serão mantidas com grandes volumes, representando um período de instabilidade nesta região, o que pode ser considerada umas das épocas mais chuvosas de verão do Centro-Oeste.
Em Rondonópolis (MT), entre 25 de janeiro a 19 de fevereiro, a previsão indica chuvas volumosas e estáveis, acumulando mais de 300 milímetros. Em Rio Verde (GO), a Somar indica cerca de 29 dias de chuvas contínuas, com acumulados de 412 milímetros para a região.
Já em Uberlândia, em Minas Gerais, a condição de chuvas fortes também prevalece pelos próximos 30 dias, com regularidade e mais de 400 milímetros de chuvas acumulados.