Tempo

Previsão do tempo: áreas produtoras devem registrar granizo em 48 horas

Regiões do Sudeste, que já receberam chuvas acima do normal no último bimestre de 2019, correm risco de deslizamento

A previsão é de chuva forte nas áreas de café do Sudeste e do norte do Paraná nas próximas 48 horas. Vale do Paraíba, sul de Minas Gerais e parte do Espírito Santo devem registrar precipitações. De acordo com a Somar Meteorologia, eventualmente, há condições para granizo nessas áreas e também no oeste e norte de São Paulo.

No centro e leste de Minas Gerais e Espírito Santo, os acumulados podem ultrapassar 100 milímetros, o que pode causar alagamentos e deslizamentos, por conta do solo encharcado. São Paulo, por sua vez, pode ter ventos de até 50 km/h.

No domingo, 5, praticamente nada muda nas condições do tempo do Sudeste. Uma frente fria no litoral e um corredor de umidade da Amazônia fazem com que a chuva se concentre em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com elevados acumulados e condição para transtornos em áreas de risco. Nesses locais, a temperatura não consegue subir muito e as rajadas de vento alcançam 50 km/h.

Já no oeste e sul de Minas Gerais, São Paulo e oeste do Rio de Janeiro, a chuva ocorre de forma mais passageira, após uma tarde de calor. Na segunda-feira, 6, ainda chove de forma generalizada em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. De acordo com a Somar, o risco para transtornos continua.

O sul de Minas Gerais, registrou cerca de 80 milímetros nas últimas 24 horas, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). “Não podemos esquecer que o estado tem registrado chuva forte desde dezembro do ano passado. Boa parte do sul de Minas teve chuva de 30% a 40% acima do normal entre novembro e dezembro. Há mais de 220 milímetros previstos para os próximos 15 dias”, avisa o meteorologista da Somar Fábio Luengo.