A metade norte de São Paulo e o sul de Minas Gerais devem receber muita chuva entre esta terça-feira, 10, e quarta-feira, 11. Segundo a meteorologista Desirée Brandt, da Somar, algumas cidades registrarão quase 100 milímetros acumulados. “As precipitações são motivadas por um corredor de umidade proveniente da Amazônia, posicionado da costa do Sudeste à região Norte”, diz.
Na quinta-feira, 12, uma frente fria chega ao Sudeste e apesar de não provocar chuvas tão volumosas, manterá a umidade até o fim de semana, com precipitações variando entre 50 e 70 milímetros acumulados.
Na semana que vem, a chuva volta a atuar no Sul do país e os acumulados mais relevantes devem ficar no sul de São Paulo. “Tanto é que, diferente desta semana, fará calor no estado”, diz Desirée. A partir do dia 21, as precipitações retornam ao Sudeste.
A região de Ribeirão Preto (SP), entre 10 de dezembro e 10 de janeiro, terá 19 dias chuvosos, que devem somam 190 milímetros acumulados. A partir do Natal, no dia 25, as janelas de tempo seco vão aumentar.