Após o envio da reforma da Previdência ao Senado, a Câmara dos Deputados volta a discutir a reforma tributária. Uma comissão especial que analisa o texto do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) e do economista Bernard Appy deve se reunir nesta terça-feira, 13, para definir o plano de trabalho daqui para frente. Há expectativa que os parlamentares ouçam especialistas e realizem audiências públicas durante agosto e setembro.
Há uma expectativa ainda para a apresentação de uma proposta de reforma tributária do próprio governo, que pode ser divulgada ainda nesta semana. Não se sabe a maneira que a medida tramitaria no Congresso ou se haveria uma unificação dos projetos já existentes tanto na Câmara como no Senado.
De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), a proposta de unificação dos impostos pode acabar com incentivos fiscais para o agronegócio, como por exemplo, o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). As entidades querem saber agora de que maneira o setor seria recompensado.