Adios Agrícolas situados em Pequim receberam nesta quarta-feira, 16, uma carta de autoridades chinesas pedindo que o governo brasileiro suspenda as exportações para o país asiático de mais dois frigoríficos. Atualmente, seis plantas já estão com as habilitações suspensas temporariamente, por conta de casos de Covid-19 entre funcionários.
O comentarista do Canal Rural Benedito Rosa explica que, para cumprir com protocolo firmado no começo do ano com os Estados Unidos, a China pode comprar mais do país norte-americano do que do Brasil.
Benedito também comenta a possibilidade no incômodo político que o Brasil possa ter gerado ao regime chinês, como declarações de ministros que já até deixaram o governo. “A China aproveitou a ocasião e está mandando um recado ao Brasil, dizendo que não passaram em branco as agressões gratuitas feitas por integrantes do governo brasileiro. Eu não descartaria que estes fatos influenciam , ainda que em pouca intensidade, para que a China tome uma decisão que não tem fundamentação científica”, afirma ele.