Segundo dados da Fundação Procafé, a colheita de safra de café no Brasil já ultrapassou 90% da área, mas ainda há uma preocupação com o clima e a possibilidade de geada no Sudeste do país.
De acordo com a Somar Meteorologia, a expectativa é de umidade para o Sul e Sudeste e a temperatura em Londrina (PR), região produtora de café, pode chegar a 5ºC.
O presidente da entidade, José Edgard Pinto Paiva, afirma que se ocorrer mais uma geada, o prejuízo será ainda maior na próxima safra, que pode não ser tão grande quanto o previsto. “Estamos preocupados com o frio e com os fatores climáticos na região”, afirma ele.
José também aponta uma grande desigualdade de maturação que ocorreu por conta das floradas, fato que está prejudicando a qualidade do produto. “Muitos cafés que estão sendo colhidos estão verdes e na hora que você vai secar e vai beneficiar, aquele verde se transforma em palha”, diz. Segundo ele, talvez este seja um dos grandes prejuízos que está ocorrendo, já que houve uma quebra de 20% a 30% do previsto pelos cafeicultores.