O evento mais importante da sojicultura brasileira acontece nesta quinta-feira, 19, em Vilhena, Rondônia. As plantas já começaram a brotar na fazenda da família Masutti, que receberá a Abertura Nacional do Plantio da Soja, graças à irrigação.
“Temos 12 propriedades, que somam 56 mil hectares, e metade da área está em Mato Grosso e Rondônia. Produzimos em torno de 200 mil toneladas de soja”, diz Juca Masutti, proprietário da fazenda Jaqueline.
A montagem da estrutura do evento começa sempre dez dias antes do evento, cada detalhe é importante. É a primeira vez que Rondônia recebe o evento. A partir das 10h, no horário de Brasília, serão discutidos temas como sustentabilidade, clima, mercado e política. A expectativa é receber 1.200 pessoas.
“Todo mundo está de olho em Rondônia, isso vai gerar empregos e fortalecer a imagem do estado com o mercado externo”, afirma o coordenador de marketing da Masutti, Weninsgthon Trevizoli.
De acordo com a Associação dos Produtores de Soja de Rondônia (Aprosoja-RO), na safra 2018/2019 foram produzidas 1,1 milhão de toneladas do grão em 340 mil hectares. Nesta temporada, a expectativa é crescer 10% em área, alcançando 1,2 milhão de toneladas.
“Rondônia vem desenvolvendo e transformando, muitas vezes, áreas degradadas e de pasto em lavouras. O processo em que se gira dinheiro traz recursos, desenvolve a região e beneficia também a população”, diz o vice-presidente da entidade, Guilherme Teodoro.