O final de semana vai começar com tempo instável e chuva sobre boa parte do Brasil, em especial áreas do centro-norte devido ao avanço das instabilidades. Neste sábado, 7, chove de forma volumosa entre o norte do Espírito Santo, nordeste de Minas Gerais e sul da Bahia por conta de uma frente fria que dá suporte a um corredor de umidade.
Nestas áreas, o céu fica mais nublado e a chuva pode ocorrer a qualquer momento do dia. Ainda sobre o Nordeste tem previsão para chuva volumosa também no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical. Algumas cidades do Ceará ficaram com a chuva 70% acima da média, enquanto na faixa leste , em Maceió, faz mais de 200 dias que o tempo está seco.
Em meio a estas instabilidades, núcleos intensos podem atingir o estado do Tocantins e o norte de Goiás. Outra área que merece destaque, ainda que de forma mais afastada e mais pontual, é o Acre com potencial de chuva volumosa durante o sábado devido instabilidades no interior do continente. De forma também muito isolada, pode chover forte entre o noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, sul do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul por conta de instabilidades em níveis altos da atmosfera, uma chuva que não será volumosa, mas que poderá vir acompanhada por descargas elétricas, ventania e até queda de granizo.
Logo durante estas primeiras horas do dia pode chover também no litoral sul paulista, litoral do Paraná e litoral de Santa Catarina por conta dos ventos úmidos que sopram do mar contra à costa. Enquanto isso, o tempo firme predomina nas demais áreas desde o Rio Grande do Sul até a metade sul de Mato Grosso com a influência de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens de chuva.
O tempo seco e quente preocupa os gaúchos, já que o número de focos de queimadas vem aumentando desde o início do mês até agora. Já foram 26 focos de incêndio, lembrando que no mês passado foram 89 queimadas e para um mês de fevereiro, é o maior número desde 2004 e o segundo maior número desde 1998. O tempo firme continua predominando em toda a região metropolitana e volta a predominar na Baixada Santista e litoral norte.
No domingo, 8, pouca coisa muda na distribuição de chuva do Brasil. Altos volumes ainda devem ser registrados em boa parte do Nordeste, no Tocantins e no norte de Minas Gerais. As pancadas serão rápidas, mas podem vir acompanhadas por descargas elétricas e ventos moderados. O tempo continua mais fechado, com possibilidade de chuva a qualquer momento em pontos do norte capixaba, do norte mineiro e do sul baiano ainda sob a influência de uma frente fria afastada na costa.
Ainda tem possibilidade de chuva em áreas do Centro-Oeste, mas sem grande intensidade. A chuva deve ocorrer também sem grandes volumes em boa parte do Sudeste, mas atenção redobrada, existe a possibilidade de temporais em São Paulo e no sul de Minas Gerais devido a formação de instabilidades em altos níveis da atmosfera.
A chuva pode vir acompanhada por descargas elétricas, ventania e até eventual queda de granizo, inclusive na Grande São Paulo, Baixada Santista, Vale do Paraíba. O tempo firme vai predominar em toda a região Sul do Brasil, em todo o estado de Mato Grosso do Sul, metade sul de Mato Grosso e no oeste de São Paulo devido a atuação de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades.