A sustentabilidade e tecnologia são alguns dos temas debatidos do 6º Cropshow. De acordo com o secretário da política agrícola, José Angelo Mazzilo Júnior, há no mundo cerca de Us$ 17 trilhões sendo investidos a taxas negativas e trazer parte desses recursos para o Brasil em produtos sustentáveis como os biocombustíveis é um dos objetivos do governo.
O investimento no combustível verde que emite 70% a menos de gases efeito estufa do que o diesel comum, por exemplo, tem o potencial de atuar nas três grandes vertentes do agronegócio: ambiental, econômica e social.
No campo social, são mais de 43 usinas gerando milhares de empregos, o que levaria o Brasil a ter um papel que vai muito além da exportação dos grãos, já que o volume de soja que seria utilizado e transformado em óleo aqui dentro auxiliaria diretamente o produtor rural, melhorando ainda mais o preço da soja.
A partir de março começa a primeira entrega do diesel B12, com 12% de biodiesel. “A cada porcento de ampliação de mistura temos a utilização de 3% a mais de soja, que em vez de ser exportada é transformada em óleo aqui dentro. É um volume significativo e é importantíssimo, fazendo com que o Brasil utilize a maior parte da soja produzida em valor agregado aqui dentro do país”, comentou o deputado Jerônimo Goergen, presidente da Frente Biodiesel.