A maioria dos frigoríficos do Rio Grande do Sul que paralisaram as atividades já voltaram a operar normalmente depois de uma série de mudanças nos protocolos de segurança por causa da Covid-19. De acordo com o diretor-executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul (Sips), Rogério Kerber, a situação está sob controle após as iniciativas para garantir sanidade nas plantas.
“Nós tivemos uma questão há 20 dias, com algumas dificuldades em relação a três plantas com interdição, mas hoje o sistema de abate está funcionando normalmente tanto para bovino, como aves e suínos”, disse.
Kerber ressalta que as empresas foram eficientes no controle da disseminação da Covid-19 nas plantas e que se mantêm em alerta para novos casos. “Isso requer cuidados e atenção extremada no sentido de evitar que ocorram casos dentro das plantas. Fazemos triagem, medição de temperatura, indo até a família dos colaboradores no sentido de manter a operação a pleno”, falou.
Segundo ele, neste momento todas as unidades de abate estão funcionando no estado. “A situação está normalizada e até mesmo no mês de maio conseguimos contornar a situação, tanto que as exportações bateram recordes”, finalizou.