A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou nesta terça-feira, 10, a estimativa de produção de grãos na safra 2019/2020. A entidade aumentou em 0,1% a projeção em relação ao mês anterior e em 1,9% a expectativa de safra na comparação com o colhido no ciclo 2018/2019. Portanto, para esta temporada, a estimativa da safra de grãos é de 246,6 milhões de toneladas, contra 242 milhões de toneladas no ano anterior.
Para a área plantada, a expectativa é de crescimento de 1,5%, alcançando 64,2 milhões de hectares, contra 63,2 milhões de hectares.
Segundo o analista de mercado da Agrinvest, Marcos Araújo, o maior dado divergente continua em relação ao estoques iniciais do milho. “Acreditamos que esse número seja muito otimista. Já para a soja, acreditamos que para o estoque inicial para a temporada que vem em cerca de 4 milhões, e a Conab trabalha com um número por volta de 2 milhões de toneladas”, afirmou.
Maior produtor de soja
Marcos enfatiza ainda que o Brasil tem grandes chances de tornar-se o maior produtor de soja do mundo, ultrapassando o atual campeão, Estados Unidos.
“Temos todo o potencial para ser o maior produtor de soja do mundo, com uma área plantada próximo dos 37 milhões de hectares, mesmo com uma atenção em relação a próxima safra da oleaginosa dos Estados Unidos, o Brasil tem grandes chances de conquistar esse título”, diz.