A África do Sul vem sendo elogiada pelas medidas tomadas para evitar o avanço do novo coronavírus. O isolamento social foi imposto em 27 de março e se estende até 30 de abril por ordens do presidente Cyril Ramaphosa. Segundo informações, o país registrou pouco mais 2.000 casos e 27 mortes até esta segunda-feira, 13.
A jornalista Carine Ferreira mostra como está sendo a quarentena em Durban, terceira maior cidade do país. Ela diz que as saídas de casa são bem restritas, limitando-se a mercados, farmácias e hospitais.
Todos os voos comerciais, nacionais ou internacionais, foram fechados, assim como as fronteiras. “Na verdade só entram alimentos, remédios e produtos considerados essenciais”, afirma. Nem mesmo bebidas alcoólicas e cigarros estão sendo comercializados durante a quarentena, o que vem sendo contestado por indústrias e comércios.
Para evitar a disseminação do vírus, o país africano está realizando exames em massa para tentar detectar o foco da transmissão, principalmente em favelas e lugares de maior aglomeração.