Apesar do avanço da Covi-19 no Brasil, o setor de fertilizantes não teve grandes impactos causados pela pandemia. Segundo o vice-presidente de vendas e marketing da Yara Brasil, Cleiton Vargas, todas as medidas de segurança foram tomadas e, até o momento, não há nenhum problema que cause paralisação no setor.
Ele ressalta também que a produção de alimentos reduziria em 50% se a utilização de fertilizantes parasse por um ano. “Nós estamos trabalhando para que não ocorra paralisações, mas estamos conseguindo cumprir nosso papel como setor essencial”, disse.
O ponto mais crítico, segundo Vargas, está no funcionamento dos portos. “Nós precisamos muito de matéria-prima importada e, para isso, os portos precisam trabalhar normalmente. Felizmente estamos conseguindo manter o fluxo, juntamente com os caminhoneiros que continuam na estrada. Também tem outros detalhes, como confecção de embalagens, que não pode faltar. Mas reafirmo, a cadeia continua funcionando normalmente”, contou
Falando de mercado, ele avalia que é um bom momento para comprar e estocar este produto. “O mercado de fertilizante foi bastante antecipado, principalmente pelas culturas de exportação. O momento é muito bom para o agricultor comprar e, apesar de não vermos nenhum ponto que vai trancar a entrega em algum momento, é sempre bom antecipar, pois não sabemos o caminho que temos pela frente ainda nesta pandemia. O que recomendamos é que compre agora e antecipe essa logística. Ter fertilizante em casa é a melhor recomendação que podemos dar neste momento.”