O médico veterinário Flávio de La Corte explica que quando há excesso de cumprimento de sola espessa, o animal não consegue absorver o impacto, e isso causa a fratura nos casco.
– Quando a rachadura é profunda e começa da coroa do casco e logo surge um sangramento significa que ela atingiu tecidos sensíveis, o que diminui o desempenho dos cavalos – afirma La Corte.
A rachadura pode surgir quando o cavalo faz suas atividades frequentemente em superfícies duras, ou pode ser resultado de uma ferragem mal feita. Para tratar esse problema é preciso ter paciência, pois o casco demora até seis meses para crescer totalmente.
Entre as alternativas para o tratamento estão materiais que ajudam limpar e estabilizar a linha de fratura e rezina para cobrir o machucado, o que permite que o animal trabalhe, caso o cavalo não apresente alterações de movimentos.
– Outra alternativa é utilizar ferraduras ortopédicas especiais que transferem o peso do casco, tirando da rachadura e colocando mais para a ranilha, sem colocar o peso no local da rachadura – explica o médico veterinário.