A preocupação das agroindústrias com a pandemia do novo coronavírus e o funcionamento das indústrias de fertilizantes da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro/SC) são os assuntos da edição deste sábado, 6, no programa Cooperativismo em Notícia, que vai ao ar no Canal Rural, às 8h30.
Indústria de carne
Com mais de 60 mil trabalhadores diretos e outros 18 mil indiretos, as indústrias que processam proteína animal, em Santa Catarina, são sinônimos de bem-estar social e desenvolvimento comunitário.
Pela responsabilidade em gerar a paz social, através do alimento, elas têm outra missão clara: defender seus profissionais. Além de cuidar dos seus, com testes rápidos e diários, as agroindústrias cuidam também das comunidades onde atuam. Só em Santa Catarina, segundo o Sindicato das Indústrias da Carnes (Sindicarnes), os frigoríficos já doaram mais de R$ 35 milhões para o enfrentamento à pandemia.
Indústria de fertilizantes
O trabalho na indústria de fertilizantes da Fecoagro segue a todo vapor. Os volumes são praticamente os mesmos entregues nos meses de março, abril e maio do ano passado. Isso mostra que o impacto do coronavírus não afetou o setor.
O que mudou foram as regras internas de segurança. O uso do álcool em gel e da máscara de proteção se tornou item obrigatório. Além, claro do distanciamento.
A fábrica produz, o associado compra, mas entre uma ponta e outra existe um gargalo: a retirada dos adubos.