O Cooperativismo em Notícia deste sábado, 22, a partir das 8h30, aborda o ano positivo para os produtores de arroz de Santa Catarina. A cultura começou ameaçada pela estiagem, mas saiu dos campos com resultado histórico.
No sul do estado, área de atuação da Cooperja, rizicultores estão eufóricos: a colheita rendeu 13% mais do que em 2019. Além disso, o valor pago ao produtor também está colaborando. Em junho, a alta passou dos 22%.
Outro tema do programa deste sábado é a instrução normativa do Ministério da Agricultura que libera a circulação de animais vivos em território brasileiro, o que ascendeu o sinal de alerta dos catarinenses. Eles temem prejuízos sanitários ao rebanho do estado por conta da medida. Mas, segundo o secretário da Agricultura do estado, Ricardo de Gouvêa, os produtores devem ficar cientes de que a IN não se sobreporá à lei estadual. Portanto as regras estão mantidas.
Por fim, o Cooperativismo em Notícia também falará sobre uma reivindicação antiga dos agricultores do estado, principalmente daqueles que produzem alimentos artesanais em pequenas agroindústrias familiares: o Selo Arte. Com eles, os produtores poderão ser comercializados em todo o território nacional.