O programa Cooperativismo em Notícia desta semana vai destacar o segundo campo demonstrativo Coolacer e o exercício de contingência sanitária.
Vamos falar sobre o CDC da Coolacer, lá de Lacerdópolis.
No ano passado, esse Dia de Campo foi um projeto experimental. Afinal, a cooperativa ainda não entendia bem o que isso poderia, de fato, gerar de interesse.
Bom, do experimento à prática, foi um pulo. Em 2023, o CDC dobrou de tamanho, ganhou novos parceiros, o público triplicou e o sucesso foi garantido.
Num espaço de pouco mais de um hectare, a cooperativa reuniu um seleto grupo de fornecedores, com o objetivo de estreitar relações com os associados.
Este ano, vieram para Lacerdópolis 40 empresas, focadas na área de grãos e de proteína animal.
A Fecoagro Fertilizantes, por exemplo, que se tornou uma aliada de primeira hora da Coolacer, também esteve no dia de campo mostrando seus adubos especiais.
E assim, mais uma cooperativa do sistema Fecoagro entra pra lista dos dias de campo.
Contingência sanitária
O Brasil agrícola de hoje se tornou um exemplo para o mundo.
Afinal, com uma produção sustentável, que obedece aos padrões internacionais, o país chegou a esse estágio graças aos programas de sanidade, onde Santa Catarina é o modelo.
Somos área livre de febre aftosa sem vacinação e de zona livre da peste suína clássica.
Mas para chegar a esse status foi preciso agir em várias frentes, principalmente nos controles sanitários.
E é aqui, no estado, que o Brasil se encontra, todos os anos, para o exercício de contingência sanitária.
Realizado em Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí e coordenado pela CIDASC, esse exercício nada mais é do que um treinamento que imita a ocorrência de registros de doenças graves nos plantéis.
Durante o exercício, todas as ações descritas no manual de segurança em emergências sanitárias foram implementadas.
O programa Cooperativismo em Notícia é produzido pela equipe de comunicação da Fecoagro/SC e veiculado pelo Canal Rural aos sábados às 08h30, com reprises às terças-feiras, às 13h30.