O programa Cooperativismo em Notícia desta semana vai destacar o Simpósio ACAV 2022.
Santa Catarina é um dos principais produtores de aves do país e se orgulha, também, de ter sido o protagonista nos processos de integração.
Hoje as principais agroindústrias do país adotam esses protocolos. Esse modelo protegeu o setor, garantiu segurança aos plantéis e bem estar aos agricultores.
Mas é fato que os riscos sanitários acontecem, estão sempre por perto, e para garantir a proteção dos rebanhos a ACAV – associação catarinense de avicultura – realiza, todos os anos, um seminário nacional. Afinal, como segundo maior produtor e também o segundo maior exportador de aves, com abate anual superior a 1 bilhão de cabeças, o setor precisa de uma atenção especial.
FOCO NA SEGURANÇA SANITÁRIA
Primeiro foi o continente africano, agora é o americano. De tempos em tempos a gripe aviária tem dizimado plantéis mundo afora. E isso passa por diversos fatores. O principal deles é a falta de um controle sanitário rigoroso. Cenários assim, colocam o Brasil, que é um dos maiores produtores de aves do planeta em estado de alerta.
Mas a cadeia tem buscado na ciência e nos modelos de produção, a sua sustentabilidade. Por isso o seminário nacional da avicultura buscou tratar de temas que protejam essa cadeia tão necessária, como por exemplo, a vacinação correta dos animais, as necropsias com foco no entendimento das doenças e a nutrição das matrizes. Hoje o Brasil possui hoje cerca de 56 milhões de matrizes no campo. É um exército de aves que coloca o país como o terceiro do mundo em volume produzido.
O programa Cooperativismo em Notícia é produzido pela equipe de comunicação da FECOAGRO/SC e veiculado pelo Canal Rural aos sábados às 08h30, com reprises as terças-feiras às 13h30.