O programa Cooperativismo em Notícia desta semana vai divulgar os nomes que vão compor o governo de Jorginho Mello (PL), em Santa Catarina, e sobre o encontro dos consultores da Fecoagro que terão a missão de manter ativo o mercado de fertilizantes.
Novo governo
A partir de 1º de janeiro, um novo governo assume Santa Catarina. E o eleito foi o ex-senador Jorginho Mello, do PL.
Durante sua campanha, uma das bandeiras dele era criar um grupo gestor qualificado, com experiência técnica, que pudesse tornar o governo ainda mais dinâmico. E logo de cara, na primeira divulgação de seu secretariado, a promessa foi cumprida. Na agricultura um profundo conhecedor do agronegócio foi o escolhido para comandar a pasta. Havia um pré acordo entre o governador Jorginho Mello e o sistema cooperativista que foi oficializado com a indicação do ex-deputado federal Valdir Colatto. Engenheiro agrônomo por formação, ex-superintendente da OCB, Colatto tem uma afinidade muito grande com todo o setor, uma vez que ele recebeu o aval das demais entidades do agro, como a FAESC, FETAESC, SINDICARNES, ACAV e da própria FECOAGRO.
Consultores
Um dos maiores desafios da agricultura catarinense é usar a terra produtiva, que ainda resta, de maneira equilibrada. Mas como fazer isso sem precisar mexer num metro quadrado de área? Eu respondo. É só criar alternativas que auxiliem o agricultor a melhorar a produtividade por hectare. E uma dessas tecnologias está na adubação. Porque fertilizando a terra de maneira adequada, respeitando o ambiente, certamente o sucesso do campo estará garantido. E quem tem um papel importante nesse processo são os consultores de negócios da FECOAGRO que estiveram reunidos em São Francisco do Sul. Lá, os quinze profissionais que atuam em todas as cooperativas filiadas, puderam entender melhor o cenário que se desenha e os produtos que estarão à disposição.
O programa Cooperativismo em Notícia é produzido pela equipe de comunicação da FECOAGRO/SC e veiculado pelo Canal Rural aos sábados às 08h30, com reprises as terças-feiras às 13h30.