O programa Cooperativismo em Notícia desta semana vai destacar o aniversário de 50 anos da Cravil e o início das operações do Programa Troca-Troca .
Na década de 1970, por incentivo da Epagri, um movimento fez surgir lá pelo Alto Vale do Itajaí as primeiras cooperativas agropecuárias de Santa Catarina.
A ideia, à época, era que cada município tivesse a sua representante. Mas, como as regiões eram próximas e as áreas de produção limitadas, o processo precisou ser reinventado. Não cabiam tantas cooperativas em pouco espaço.
Dessa união surgiu a Cravil, que está celebrando o seu cinquentenário.
E para valorizar essa história feita há cinco décadas, a direção da Cravil decidiu celebrar com os associados, funcionários e muitos convidados. Começou valorizando um segmento que muito orgulha a cooperativa: as mulheres associadas. Além disso, condecorou os colaboradores mais antigos, os líderes cooperativistas, seus conselheiros e principalmente os parceiros comerciais que ajudaram nessa jornada.
O Programa Troca-Troca, também conhecido como Terra Boa, é um instrumento de parceria que tem fortalecido as relações entre o setor público e o privado.
O dinheiro é do governo, a coordenação técnica da Epagri, o desenvolvimento dos projetos da Secretaria da Agricultura e a coordenação geral é feita pela FecoAgro. E isso acontece há 22 anos.
Em 2022, num evento em Canoinhas, no planalto norte catarinense, os primeiros contratos foram assinados.
Neste ano serão 220 mil sacas de milho definidas dentro do programa, com subsídios que ultrapassam os R$ 28 milhões de reais.
Para a Fecoagro e a Cooperalfa, o programa troca troca, foi um divisor de águas. não fosse ele o estado teria enormes dificuldades em manter a cadeia de proteína animal tão eficiente.
O programa é produzido pela equipe de comunicação da Fecoagro/SC e veiculado pelo Canal Rural aos sábados às 8h30.