O programa Cooperativismo em Notícia desta semana vai destacar a homenagem feita pela assembleia catarinense pelos 50 anos da Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e também o programa de formação de líderes rurais desenvolvido pela Cooperja.
50 anos
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou sessão especial para homenagear os 50 anos de atividades da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc). Considerada uma das melhores organizações do país, que envolve diretamente 3,4 milhões de cooperados, com faturamento global de R$ 68 bilhões em 2021, hoje a Ocesc tem mais de 250 cooperativas filiadas, em sete ramos de atuação.
Estiveram presentes ao evento presidentes de cooperativas filiadas, deputados estaduais e também alguns líderes do segmento agrícola do estado, especialmente de federações parceiras.
Para o presidente Luiz Vicente Suzin essa homenagem mostra que existe, de fato, um reconhecimento público por tudo o que a Ocesc tem representado nesses últimos anos.
Jovens líderes
Todos sabem que o grande desafio para quem está no campo é garantir a sustentabilidade do setor. E isso passa, também, pelo fortalecimento da sucessão
rural. Um assunto que mexe com os brios de muita gente, mas que precisa ser levado a sério. E para evitar contratempos, a Cooperja criou um programa chamado de Líderes do Amanhã, que tem como objetivo capacitar os jovens que estarão, em breve, assumindo a gestão das propriedades.
No primeiro grupo estão sendo envolvidos 30 jovens, que passarão seis meses discutidos temas como a sucessão rural e a liderança.
Segundo o presidente da Cooperja, Vanir Zanatta, envolver os jovens que ainda estão no campo em programas de desenvolvimento é a base para manter a agricultura da Região Sul sempre ativa e rentável.
O programa é produzido pela equipe de comunicação da Fecoagro/SC e veiculado pelo Canal Rural aos sábados às 8h30.