O programa Cooperativismo em Notícia desta semana vai destacar o dia mundial das energias renováveis, mostrar como são produzidos os calcários utilizados em Santa Catarina e valorizar um programa que busca melhorar a qualidade do solo dos produtores rurais.
ENERGIA LIMPA – 29 de maio é celebrado em todo o mundo o dia da energia. A data foi criada para conscientizar a população sobre a importância do uso de energias renováveis. Na verdade, esse é um dos caminhos da sustentabilidade. E as cooperativas catarinenses têm cumprido esse papel com muita sabedoria. Claro, ainda estamos longe de sermos autossuficientes, mas o caminho está traçado. E para comemorar a data a gente vai mostrar dois projetos, distintos, cada um com seu potencial, onde o foco é melhorar a produção de energia limpa. O da Copérdia tem capacidade instalada para gerar quase DOIS megawatts, já o da central de compras da Fecoagro é bem mais modesto, mas conseguiu reduzir em SESSENTA por cento o custo da energia elétrica do complexo de Palmitos.
O NOSSO CALCÁRIO – O programa Troca Troca, construído via Fecoagro, cooperativas associadas e governo do estado, busca, há mais de vinte anos busca melhorar a produtividade do campo; especialmente na cultura do milho e agora nos cereais de inverno. E para ter um solo saudável, o primeiro passo é corrigir a acidez da terra. Feito isso o sucesso estará garantido. Agora eu lhes pergunto: vocês sabem como são produzidos os calcários? Bom, a nossa equipe esteve no município de Botuverá,onde fica a unidade da Calcário Rio do Ouro, para entender essa dinâmica. Lá são produzidos os calcários calcítico e o dolomítico.
REVITALIZANDO O SOLO – E apesar de todo o sucesso do programa Troca Troca, infelizmente nem todos os produtores catarinenses são atendidos justamente. Alguns porque não se enquadram no objetivo do programa e outros porque os recursos liberados ficam aquém da necessidade. Mas para não deixar ninguém pelo caminho a Cooper A1 criou o programa REVITALIZAR, onde vai liberar R$ 5 milhões de reais com foco na melhoria da qualidade do solo de seus cooperados.
A proposta da Cooper A1 é atender os vinte por cento dos associados da cooperativa que trabalham na produção de grãos.
O programa é produzido pela equipe de comunicação da Fecoagro/SC e veiculado pelo Canal Rural aos sábados às 8h30.