A festa nacional da cebola, os números surpreendentes do cooperativismo catarinense e o bem social que as cooperativas fazem às comunidades onde estão inseridas serão os assuntos do programa Cooperativismo em Notícia desta semana.
A equipe do programa foi até o Alto Vale do Itajaí para mostrar a festa da cebola e destacar, também, o início das operações do programa cereais de inverno. A festa, uma das mais tradicionais do estado, também contou com a presença da Cravil, que montou uma super estrutura para receber os seus associados.
Desempenho do cooperativismo
Santa Catarina é algo para ser estudado. Como pode um estado com pouco mais de 1% do território catarinense ter resultados tão expressivos na agricultura? Bom, talvez a explicação esteja na sua gente e na energia desse povo trabalhador. Mas ele está também o cooperativismo.
Em 2021 o mundo cooperativo gerou quase R$ 78 bilhões em faturamento, 37% por cento a mais do que foi registrado em 2020. Simplificando: esse crescimento representa oito vezes mais do que o PIB brasileiro do ano passado, que ficou em 4,5%. E foi esse cenário que a OCESC compartilhou com a imprensa catarinense, num evento em Florianópolis.