Nesta semana, o programa Cooperativismo em Notícia apresentará os destaques: a mostra de produtos inspecionados das agroindústrias parceiras da Cidasc, a inspiradora história da família Schütz no quadro “Gente que Fez” e a inauguração do novo complexo de armazenagem de grãos da Cooperitaipu.
Alimento Inspecionado
Iniciamos destacando um projeto que busca conscientizar a sociedade urbana sobre a expertise do meio rural: a produção de alimentos com selo de qualidade. Através dos programas de monitoramento da Cidasc, pequenas agroindústrias do estado têm agregado valor aos seus produtos, garantindo sempre a mais alta qualidade.
Atualmente, contamos com mais de 500 estabelecimentos credenciados que seguem rigorosamente as normas estaduais de produção, oferecendo alimentos de qualidade certificada aos consumidores exigentes.
O estado possui 479 empresas com o serviço de inspeção estadual, além de outras 111 que aderiram ao sistema brasileiro de inspeção de produtos de origem animal.
Quadro “Gente que Fez”
Nesta semana, conheceremos a história inspiradora da família Schütz, originária de Bom Jesus do Oeste. É uma trajetória repleta de reviravoltas, que começou no campo, passou pela cidade e, finalmente, voltou ao campo, onde encontraram seu verdadeiro lar. Ao longo do tempo, seu Ivo e dona Margaret criaram seus filhos, investiram em educação e construíram um patrimônio. Atualmente, a granja da família conta com três aviários, sendo um deles considerado um dos mais modernos do mundo. Os investimentos não param, pois os dois aviários convencionais também serão climatizados. Com a nova estrutura, os Schütz poderão alojar cerca de 800 mil aves por lote.
Nova Unidade de Armazenamento
Em um cenário de escassez de áreas, valorização dos grãos e demanda por alimentos de qualidade na cadeia de proteína animal, muitas cooperativas afiliadas ao grupo Fecoagro têm explorado novos territórios em busca de segurança. Recentemente, a Cooperitaipu abraçou o sudoeste do Paraná com um plano ousado e um investimento de milhões de reais. Essa cooperativa estabeleceu-se na região com o objetivo de fortalecer suas indústrias de beneficiamento de farinhas e rações, priorizando a sustentabilidade. A nova unidade de armazenagem possui moegas, um tombador, um secador para 150 toneladas/hora, quatro silos de armazenagem, um silo pulmão, além de máquinas de pré e pós limpeza. O projeto teve um investimento de TRINTA milhões de reais.
O programa Cooperativismo em Notícia é produzido pela equipe de comunicação da Fecoagro/SC e transmitido pelo Canal Rural aos sábados, às 08h30, com reprises às terças-feiras, às 13h30.