Nesta semana, o programa Cooperativismo em Notícia traz à tona três temas de grande importância: o impactante programa social destinado a jovens com deficiência, o sucesso de famílias que prosperam no campo e a vital certificação que assegura a legalidade das propriedades rurais.
A Inclusão Transforma
No âmbito do cooperativismo, sete princípios norteiam as direções das entidades. Dois destes princípios – o comprometimento com a comunidade e o investimento em educação, formação e informação – estão sendo empregados pela Copérdia para enaltecer um projeto social que visa integrar indivíduos com necessidades especiais no mercado de trabalho. Este ano, vinte alunos foram beneficiados pelo projeto “A Inclusão Transforma,” uma iniciativa da Copérdia que se desenrolou presencialmente ao longo de trinta dias, abrangendo cinco encontros e dez módulos. Durante esse período, os alunos especiais receberam um amplo espectro de conhecimentos, com ênfase especial na preparação para ingressar no mercado de trabalho. Para organizações que se dedicam a auxiliar indivíduos com necessidades especiais, como as APAES, essa experiência é de imensa relevância, representando uma valiosa oportunidade para os alunos.
Quadro “Gente Que Fez”
Nesta semana, o quadro “Gente Que Fez” e “Gente Que Faz” no agronegócio destaca a família Andreta, oriunda de Pinheiro Preto. A propriedade, com uma história de 75 anos, já se encontra na quarta geração da família, sempre focada na melhoria das culturas agrícolas e na preservação das terras. A trajetória teve início com o pai de seu Anísio, seguindo com seu Nésio e, no futuro, será mantida pelos três filhos. Reconhecidos produtores de frutas, com pomares de uva, pêssego e nectarina, eles também destinam parte das terras à produção de grãos. Para esses irmãos, a transmissão dos ensinamentos de seus antecessores evidencia que o zelo pela terra é um dom que se perpetua através das gerações.
Regularização Fundiária
Falando em terra, o governo estadual, por meio da Secretaria da Agricultura, entregou mais de 500 novos títulos de regularização fundiária aos produtores rurais de Santa Catarina, no âmbito do programa Terra Legal. O objetivo é fornecer segurança jurídica e estabilidade social, permitindo que os agricultores prossigam com suas atividades dentro da legalidade. São áreas que, por algum motivo, careciam de documentação legal, mas que agora possuem títulos de propriedade. Iniciado em 2019, o programa já conferiu cidadania a mais de cinquenta mil famílias catarinenses. Somente neste ano, mais de sete mil títulos foram concedidos, totalizando um investimento de R$ 1,6 milhão. O evento em Biguaçu contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, e do governador Jorginho Mello.
O programa Cooperativismo em Notícia é produzido pela equipe de comunicação da Fecoagro/SC e é veiculado pelo Canal Rural aos sábados às 08h30, com reprises às terças-feiras às 13h30.