O programa Cooperativismo em Notícia desta semana vai mostrar a retomada das atividades na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), uma pesquisa que mostrou que o impacto da pandemia nos empregos do estado, o primeiro leilão virtual de animais e a família catarinense que ganhou o título nacional do Senar.
Pesquisa Sebrae
Segundo pesquisa do Sebrae, 406 mil pessoas perderam o emprego em mais de um mês de confinamento em Santa Catarina. Só entre as micros e pequenas empresas, as perdas superaram os R$ 9 bilhões. Dos mais de 4 mil empresários ouvidos, 91% apontaram redução média de faturamento acima dos 64% por cento. O agronegócio foi o menos impactado até aqui, com queda de 42% por cento no faturamento.
Cidasc volta ao trabalho
Referência internacional em sanidade animal, Santa Catarina passou ilesa durante a pandemia do coronavírus graças à ação destaca e eficaz da Cidasc – a companhia integrada de desenvolvimento agrícola do estado. Todas as barreiras foram mantidas, com os serviços de defesa ativos. Claro, sempre respeitando o período de restrições impostas pelo governo. Agora, com a liberação dos trabalhos as unidades locais e regionais estão prontas para atender a demanda dos produtores catarinenses.
Leilão Virtual
Com mais de 1.200 mil animais expostos e sem uma alva vida na plateia, o sistema Faesc Senar realizou o primeiro leilão eletrônico de terneiros do estado. Raças como angus, charolês, limosan e hereford, foram comercializadas. O novo modelo de leilão respeitou as normas de segurança estabelecidas pelo governo do estado, em decorrência da pandemia de coronavírus. Em outros estados esse modelo de leilão virtual já é uma realidade, que agora Santa Catarina também está experimentando.
Prêmio Nacional Senar
Imagine um programa rural, amplo, bem organizado, com diagnósticos individuais e que tenha, nos conceitos, resultados excelentes. Pensou? Bom, ele se chama Assistência Técnica e Gerencial do SENAR. Que só no ano passado atendeu mais de 3.500 produtores, em 255 municípios, totalizando 1.768 propriedades. A equipe do programa foi até Joaçaba, no meio oeste do estado, mais precisamente na comunidade de Santa Helena para conhecer os Bridi, campeões nacionais do programa ATeG.
O programa Cooperativismo em Notícia é produzido pela equipe de comunicação da FECOAGR/SC e veiculado pelo Canal Rural aos sábados às 8h30, com reprises às terças-feiras às 13h30.