O programa Cooperativismo em Notícia deste sábado, 31, transmitido no Canal Rural a partir das 8h30, aborda a regularização fundiária. De acordo com a Federação das Cooperativas Agropecuária de Santa Catarina (Fecoagro-SC), 11 mil propriedades rurais do estado já foram regularizadas, e os produtores podem buscar crédito oficial para investir nas terras.
A segunda etapa desse processo começa agora, com a liberação de mais R$ 2,3 milhões para atender 9.500 famílias. Os municípios de Biguaçu, Siderópolis, Guaramirim, Ibicaré, Rio Negrinho e Painel serão contemplados. O governo federal espera regularizar 600 mil títulos nos próximos anos.
Outro assunto discutido no programa será a cadeia do leite catarinense. As medidas de isolamento social necessárias para evitar a propagação da Covid-19 mexeram com os produtos agrícolas. Foi assim com o arroz, com o óleo de soja e agora com o leite. Com a produção estável e o consumo elevado, o preço acabou aumentando. Para o produtor que viveu momentos instáveis nos últimos anos, isso está ajudando a equilibrar as contas.
Na parcial do ano, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o valor do leite subiu mais de 56%. Porém, os custos de produção também subiram e a margem de lucro comprometeu mais de 30% da renda liquida.
Por fim, o Cooperativismo em Notícia fala sobre o sistema de gestão criado para agilizar o licenciamento das granjas de suínos. Desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o apoio do Instituto do Meio Ambiente, essa ferramenta já está disponível no mercado. O sistema nada mais é do que um protocolo que precisa ser seguido e preenchido por um agrônomo que vai certificar a propriedade e assim buscar o licenciamento.