O programa Cooperativismo em Notícia deste sábado, 19, a partir das 13h30, destaca o crescimento do cultivo de trigo em Santa Catarina.
Segundo a FecoAgro/SC, que produz o programa, o cereal, tão necessário para o consumo humano, andou travando uma luta desleal com o mercado e seu viu encurralado. “Perdeu terreno, a simpatia do produtor e quase caiu no esquecimento, mas a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) está vendo uma luz no fim do túnel”, diz.
No quinto estado maior produtor de trigo do país, com área plantada que varia de 49 a 55 mil hectares, três regiões se destacam: Canoinhas no planalto norte, Curitibanos no meio oeste e Chapecó no oeste. Além da área, há expectativa de aumento na produtividade e de preços também.
Outros assuntos
O programa deste sábado também aborda os cem anos do Censo Agropecuário, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1920. Em Santa Catarina, os recenseadores enxergaram um estado que possui base econômica rural nas pequenas famílias de agricultores. São mais de 50% nessa faixa de trabalho. “Significa dizer que entre os estados do Sul e do Sudeste, Santa Catarina tem o maior percentual de pessoas nesse segmento”, destaca.
Por fim, uma pesquisa, realizada pela MPrado Consultoria, revelou que o hábito do produtor brasileiro está mudando ou já mudou com a pandemia. “Os que ainda não usam a internet pra fazer negócios estão propensos a usá-la. E tem alguns que até restringem a presença de consultores, no dia a dia das propriedades”, afirma a FecoAgro.
A pesquisa alerta ainda que o novo profissional de mercado agrícola deve ter hábitos modernos, ser competente e propositivo na forma de agir.