Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cooperativismo em Notícia

Fertilizantes para a safra de verão são tema do Cooperativismo em Notícia

O programa também abordará o valor bruto da produção agropecuária de Santa Catarina e os desafios dos supermercados após a pandemia de Covid-19

Cooperativismo em notícia

O Cooperativismo em Notícia deste sábado, 20, abordará o andamento dos insumos para a safra de verão 2020/2021. Enquanto muitos produtores já estão com a temporada planejada, outro ainda precisam definir a compra dos produtos, entre eles os fertilizantes.

A Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro/SC), com suas unidades industriais em São Francisco do Sul (SC), já tem metas definidas. Ela é responsável pela adubação de 290 mil hectares no estado. Essa semana o programa mostrará a dinâmica na produção de fertilizantes, considerada de risco e muito complexa. São 160 mil toneladas compradas, ou seja, 12 navios por ano para atender a demanda das cooperativas filiadas e dos clientes externos.

Outro tema discutido nesta edição será o Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária de Santa Catarina. O agronegócio local tem se sustentado, nos últimos anos, pela diversidade das culturas produzidas. Os selos de sanidade, seja animal ou vegetal, colocaram os produtos do estado em mais de 150 países.

O crescimento do agronegócio catarinense tem sido algo linear nesses últimos anos. Em torno de R$ 33 bilhões. Na última amostragem, publicada no site do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Cepa/Epagri), o estado cresceu quase 7%.

Por fim, o programa também tratará dos desafios do supermercados após a Covid-19. Segundo a Fecoagro/SC, o setor tem andado na corda bomba durante a pandemia, tendo sido o primeiro a adotar as medidas sanitárias e será um dos primeiros a redefinir as ações que vão nortear o futuro da cadeia.

Apesar de todas as incertezas, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) tem procurado olhar o cenário completo do mercado, buscando ferramentas que amenizem um impacto futuro. Afinal, é preciso proteger 1.400 supermercados do estado, que empregam 80 mil trabalhadores, além dos mais de 1,3 milhão clientes atendidos por dia.

O Cooperativismo em Notícia será exibido neste sábado, a partir das 8h30.

 

Sair da versão mobile