SC conta 380 unidades de referência tecnológica

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), ligada ao governo do estado por meio da Secretária de Agricultura e Pesca, quer fortalecer a agricultura familiar na atividade leiteira. Para isso, a entidade conta com as unidades de referência, que já são mais de 380.

Os chamados produtores-parceiros são reconhecidos pela diminuição de custos e aumento da produtividade. O coordenador de Pecuária, Carlos Mader Fernandes, explica que a estratégia é fortalecer os vínculos dentro da comunidade. Desta forma, a Epagri consegue transferir tecnologia para comunidade vizinha ou mesmo entre regiões.

Fernandes diz que os recursos são muito importantes para os produtores de leite. Com eles, é possível humanizar a mão de obra, diminuir o trabalho na propriedade e qualificar o produto.

– O uso do crédito é para fortalecer as diretrizes técnicas, que são: melhorar as instalações, diminuir os custos de produção na área de pastagens e investir em sistema de piqueteamento – pontua.