Há mais de um século a família de José Mathias Bins Martins trabalha com agricultura. Não poderia ser diferente, durante a infância ele acompanhou o trabalho do pai na lavoura e tomou gosto. Em 1989, formou-se em Agronomia e assumiu a administração da fazenda Cavalhada ao lado do irmão, Leandro. Eles começaram investindo em arroz e pecuária. Depois, partiram para produção de semente de arroz e, há cerca de quatro anos, com a soja.
José é cliente do Banco do Brasil desde 1987, mas conta que o pai, hoje aos 86 anos, carrega uma história ainda mais antiga.
– Se eu disser que meu pai é cliente do BB desde 1949, eu não preciso falar mais nada – exalta.
A plantação do arroz começou em 1937. Hoje, a área chega aos 2,4 mil hectares e a lavoura de arroz rende em média 850 mil sacas por período. São mais de 500 cabeças de gado. A propriedade emprega 45 funcionários.
Além do sistema de irrigação e da frota de 20 máquinas e equipamentos agrícolas, mantém uma grande infraestrutura de armazenagem, com 14 silos para secagem e armazenagem de grãos.
Ao ser questionado sobre as ações estratégicas para o atual momento da economia nacional, Martins acredita que a crise vai passar e ressalta que o importante é a boa gestão da propriedade.
– Diria controle de custo rigoroso, fazer o orçamento mês a mês, fiscalizando se está dando certo. E acreditar no negócio – afirma.