O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar também financia a aquisição de máquina e implementos agrícolas. Além de facilitar e qualificar o trabalho no campo, essa linha de crédito ajuda a fomentar a economia na medida em que estimula a indústria de máquinas e implementos.
“Assegura emprego no campo e na cidade. As indústrias de máquinas, de implementos e tratores se beneficiam, garantindo emprego na cidade, mas predominantemente no campo”, explica o diretor da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, a ABIMAQ, Francisco Matturro.
Até o surgimento dessa modalidade específica de crédito a indústria produzia equipamentos em menor escala. Para atender a demanda que surgiu com a maior oferta de crédito no mercado, foi preciso se adaptar.
“A partir do momento que o financiamento chegou essa indústria deslanchou e manteve um volume grande de empregos nas suas indústrias. Mais do que isso, ajudou a fixar o produtor no campo, porque ele passou a ter mais renda melhorando a sua condição de trabalho”, completa Matturro.