O Paraná se consolidou como primeiro produtor brasileiro de carne de frango, responsável por 33% da produção nacional, e segundo maior produtor de carne suína, com 21%, informou a Secretaria de Agricultura paranaense, em nota, com base nos dados de abates do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Paraná também é líder em piscicultura e mantém a vice-liderança na produção de leite (13,6%) e ovos (9%).
- Carne de frango deve continuar muito competitiva neste ano
- Carne de frango: Brasil e EUA perdem espaço nas exportações mundiais
Segundo a nota, somada, a produção de carne de frango, suína e bovina totalizaram 5,78 milhões de toneladas, ou 22,3% do total brasileiro. No ano passado, foram produzidas no Paraná 936 mil toneladas de carne suína, avanço de 11,1% comparativamente a 2019.
O estado fica atrás apenas de Santa Catarina, responsável por 29% do total nacional, que apresentou crescimento de 16,3%, produzindo 1,3 milhão de toneladas.
Em relação ao frango, o Paraná detém 33,4% da participação nacional, com 4,49 milhões de toneladas, um crescimento de 3,9% na comparação com 2019. Santa Catarina teve participação de 13,7% nos abates e o Rio Grande do Sul, 13,6%.
A produção de carne bovina também teve avanço de 0,64%, somando 358,3 mil toneladas, embora a atividade tenha registrado queda de 0,6% no número de abates de 2019 para 2020, seguindo a tendência nacional.
Ainda conforme a secretaria, colaboraram para impulsionar o desempenho paranaense a demanda internacional, devido a problemas sanitários no exterior; a taxa de câmbio, que melhorou a competitividade do produto, e o crescimento do consumo de frangos e suínos, alternativas mais baratas que a carne bovina.