O final de semana em New Town, nos Estados Unidos, foi predominantemente verde e amarelo com quatro brasileiros entre os seis melhores do ranking da etapa válida pela Real Time Pain Relief Velocity Tour. Melhor para Fabiano Vieira, que chegou à final invicto depois de conseguir parar nos quatro touros que encarou.
Vieira terminou a etapa com 80 pontos. Em entrevista à PBR EUA, ele disse que tem um longo caminho até a final mundial de 2017 e torce para que seu ombro direito não volte a doer. O competidor sofreu uma lesão em 2014, fez cirurgia e chegou até a modificar sua técnica.
Wallace Vieira, outro competidor experiente, ficou com a terceira melhor posição do ranking, com 30 pontos, atrás de Cody Nance, com 50. Dener Barbosa e Luciano Castro, considerados duas revelações da montaria brasileira, também conquistaram pontos e mostraram confiança para as etapas nas arenas americanas, terminando em quarto e sexto lugares, respectivamente.
Ambos detêm os últimos dois títulos nacionais do Monster Energy PBR, principal campeonato da modalidade no Brasil. Barbosa ficou com a fivela de 2016 e Luciano com a de 2015. Os atletas Robson Aragão, Lindomar Lino e Marco Antonio Eguche também participaram do evento.