Quando Rubens Barbosa era ainda uma criança, montar era apenas uma diversão e, até então, não passava por sua cabeça tornar-se um atleta.
Nascido no interior de Goiás, na zona rural de Iaciara, o contato com os rodeios era praticamente impossível. Rubinho sempre trabalhou para ajudar a família e para ter o que queria. O competidor já foi vendedor de pão, sorvete e também engraxava sapatos.
Aos 10 anos de idade, mudou-se para Uberlândia, o que possibilitou contato com o mundo das montarias através da televisão. Inspirado pelo seu conterrâneo Rogério Pereira de Souza, decidiu seguir a carreira no esporte mais radical do mundo.
Aos 18 anos teve sua primeira oportunidade para montar e seguiu lutando até o rodeio de Uberlândia, que desta vez sediou uma etapa da PBR Brasil.
Ele terminou na quinta colocação e assim começou a competir no maior Campeonato de Montaria em touros do Brasil, a Professional Bull Riders.
Em 2011, ele foi campeão do Iron Cowboy em Jaguariúna, classificando-se para a divisão de acesso da Built Ford Tough Series. Veja alguns de seus prêmios:
Campeão 2010- Patos de Minas – MG; Americana – SP.
Campeão 2011- Iron Cowboy Jaguariúna
Campeão 2011- AIR
Campeão 2011 – Baton Rouge, LA.
Rookie of the year 2011 PBR – EUA
Campeão da etapa da BFTS da PBR EUA em Colorado Springs.