Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

A neblina é bastante comum nas estradas, principalmente em trechos de serra, praia ou próximos ao mar. O grande problema da neblina é que ela atrapalha a visão dos condutores, dificultando o tráfego nas estradas e ocasionando até acidentes. Por isso, é necessário ter atenção redobrada ao volante ao passar por essa situação. Para te ajudar, confira as nossas dicas para trafegar na neblina.

Cuidados ao trafegar na neblina

Para dirigir na neblina é necessário conduzir o veículo com bastante atenção, para a sua segurança e a dos outros motoristas.

O primeiro passo para trafegar na neblina com segurança, é reduzir a velocidade. Assim, o motorista manterá uma distância segura do veículo a frente. Além disso, por causa da neblina, a pista fica molhada dificultando a frenagem.

Se acaso a neblina for muito espessa, é aconselhável estacionar o veículo em um lugar seguro. Por conta da má visibilidade, evite parar no acostamento, procure um posto de serviços ou base da polícia rodoviária.

Lembre-se: Jamais pare o veículo no acostamento, na pista ou ligar o pisca-alerta com o carro em movimento.

Como utilizar os faróis na neblina

Para dirigir com maior segurança em situação de neblina é recomendado utilizar os faróis baixo. Se acaso possuir faróis de neblina, faça o uso associado. Dessa maneira, fica mais fácil visualizar obstáculos à frente. Nunca use os faróis altos, pois prejudicam a visibilidade.

Outro fator que deve ser observado é a altura do facho de luz do farol. Se estiver muito elevado, o farol não irá iluminar de maneira correta.

Lembre-se: nesse ano entrou em vigor a lei 13.290/2016, que obriga todos os carros a andar com o farol baixo aceso, mesmo durante o dia, nas rodovias brasileiras.

Melhores práticas para uma viagem segura durante a neblina

Além das dicas que já contamos aqui, tem algumas atitudes que podem te ajudar a trafegar na neblina:

  • para se guiar, use a pintura da faixa da pista como referência;
  • deixe a janela aberta, ainda que parcialmente, para ouvir sinais sonoros externos que possam indicar alguma situação atípica, como buzinas, sirenes e som de colisão;
  • evite realizar ultrapassagens;
  • evite o uso de aparelhos que possam dispersar a atenção;
  • mantenha o para-brisa limpo;
  • deixe a janela aberta ou ligue a ventilação ou o ar-condicionado do carro para não embaçar os vidros.

Em caso de inviabilidade de tráfego, ou seja, se não houver condições de visibilidade, prefira parar o veículo em algum lugar seguro, como postos de abastecimento, e espere o momento ideal para prosseguir viagem. Dirigir com prudência é o melhor caminho para evitar acidentes.

E aí, gostou das nossas dicas? Conte para a gente nas nossas redes sociais.

Sair da versão mobile