Pior que uma estrada cheia de buracos ou uma rodovia travada no trânsito, o inimigo número um dos caminhoneiros e de todos os viajantes é o sono. Pegar uma estrada com sono não é só perigoso para o motorista, mas também para todos os que trafegam a sua volta. No Na Estrada, vimos Ivo tomando um café, ouvindo música, tudo para se manter acordado. Vale lembrar que, além do perigo, o sono também causa falhas na memória, no raciocínio lógico e na criatividade.
Imagem: Pixabay
Se observarmos os animais, iremos notar que muitos deles não dormem apenas uma vez em um período de 24 horas. Isso porque eles seguem a sua natureza. Na realidade, o ser humano é um dos poucos animais que consomem as suas horas de sono diárias em “uma tacada só”, durante a noite.
Mas você sabia que, embora isso seja socialmente determinado, não é da nossa natureza? Estudos afirmam que o sono humano é naturalmente bifásico (ou seja, de duas fases), separado em um período longo de sono noturno e um curto durante a tarde. Faz parte da nossa biologia! Por isso, o nosso corpo implora muitas vezes por aquela soneca vespertina.
Imagem: Pixabay
Uma soneca bem tirada durante a tarde – de preferência após o almoço – pode aumentar a sua produtividade no trabalho, te fazer aproveitar melhor as 24 horas do dia e até mesmo melhorar a qualidade do seu sono e o funcionamento do seu cérebro. Já pensou em viajar sem ter sono na direção? E trabalhar o dia inteiro com a mesma garra?
Agora você deve estar pensando: “Querer, eu quero. Mas eu não tenho tempo para dormir durante a tarde!”. O tempo ideal para essa soneca é de 1h30 e realmente poucas pessoas têm esse tempo de sobra durante a tarde, mas 20 minutos já podem fazer a diferença.
Imagem: Pixabay
Segundo o livro Take a Nap! Change Your Life, da americana Sarah C. Mednick, estudos descobriram que uma soneca de 20 minutos, tirada 8 horas depois de acordar, é muito melhor para a saúde do que 20 minutos a mais de sono na parte da manhã. Ou seja, ao invés de enrolar na cama para levantar, levante cedo e durma um tiquinho durante a tarde. Quem sabe, na primeira ou segunda parada da viagem?
Uma pesquisa feita com motoristas garantiu a eficiência do chamado “cochilo da cafeína”. A receita é a seguinte: durante a tarde, tome uma xícara de café e, logo em seguida, tire um cochilo de 15 ou 20 minutos. Não ultrapasse esse tempo, para não acordar cansado. A cafeína limpará o seu corpo de uma substância chamada adenosina, que causa o sono. Como o café demora alguns minutos para agir no organismo, ele não vai te impedir de tirar a soneca. Ao final do processo, os motoristas acordaram bem mais dispostos para seguir uma viagem longa e a cafeína ajudou a despertá-los rapidamente da soneca. Que tal testar?
Imagem: Pixabay
Agora, se mesmo com essas dicas, você tiver que lutar contra o seu sono durante o dia, confira mais algumas dicas rápidas para desviar do sono:
1. Pule;
2. Beba água;
3. Ouça música (se puder, cante);
4. Puxe (aos poucos e delicadamente) os seus cabelos;
5. Chupe balas de menta;
6. Coloque a cabeça entre pernas;
7. Chupe um limão;
8. Tome um pouco de Sol;
9. Faça um alongamento;
10. Jogue um pouco de água no rosto (e procure ar fresco);
11. Dê risada;
12. Massageie a palma da mão e o pulso;
13. Interaja com estranhos;
14. Retire camadas de roupas;
Tais sugestões servem para manter o seu cérebro em alerta e podem te ajudar a superar o sono por algumas horas. Talvez, disfarçar a fraqueza do corpo. Porém, jamais dirija sob condições inapropriadas de sono. A sua vida, o seu caminhão e a vida das pessoas à sua volta agradecem.