Acordo de conservação do bioma Pampa é firmado na Expointer

Projeto irá conceder benefícios financeiros ou fiscais aos produtores que adotarem manejos de conservaçãoO encerramento do Seminário "Incentivos para o produtor que conserva os campos nativos do Cone Sul", realizado nesta segunda-feira, dia 27, na Expointer, foi marcado pela assinatura da Carta de Esteio, que tem como objetivo promover a conservação dos campos nativos do Pampa. O projeto irá conceder incentivos financeiros ou fiscais aos produtores rurais que adotarem manejos de conservação do bioma.

O documento recebeu a assinatura do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi; do secretário do Meio Ambiente, Helio Corbellini; da presidente da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, Arlete Pasqualetto; do diretor técnico da Emater, Gervásio Paulus e do diretor da secretaria de Desenvolvimento Rural, José Adelmar Batista.
 
A iniciativa terá dois anos de duração e possui financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com parcerias e contrapartidas locais de entidades e governos do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai. No Rio Grande do Sul, o projeto possui a coordenação técnica da Fundação Zoobotânica do RS e a coordenação política da secretaria do Meio Ambiente.