A 12ª edição da Feira da Agricultura Familiar (Agrifam), que começará amanhã, dia 31, em Lençóis Paulista, interior de São Paulo, trará uma série de palestras sobre produção de alimentos, além de serviços para os produtores, como apoio para realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Durante os três dias de eventos acontecerão discussões sobre compras públicas, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró Genética), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
Além das palestras, os agricultores poderão aproveitar a Agrifam para receberem ajuda de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, para regularizarem sua situação no CAR. Os interessados deverão levar as seguintes informações: nome, CPF, endereço da propriedade; área do imóvel rural, indicada na(s) matrícula(s) ou no documento de posse; e os números das matrículas do imóvel rural (caso seja propriedade registrada).
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebare) também estará na feira, para orientar os produtores familiares em relação a empreendedorismo. O Sebrae promoverá palestras em seu espaço sobre embalagem de frutas e hortaliças; código de barras; planejamento da produção, com oficinas Produza Fácil e Planeja Leite.
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo (Fetaesp) vai expor uma maquete da casa do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida e subsidia a construção ou reforma de imóveis aos agricultores familiares por intermédio de repasse de recursos do Orçamento Geral da União (OGU).
A expectativa dos organizadores é que a Agrifam deste ano reúna 30 mil visitantes e que a movimentação financeira totalize R$ 20 milhões.
Para mais informações, acesse o site do evento.