A pequena Ayumi, de 3 anos, para em frente a um grande painel com a foto de uma parreira da Serra Gaúcha. A mãe, Idma Sasaki, explica que é daquela fruta que sai o suco de uva de que ela tanto gosta, provocando expressões de curiosidade na menina. O casal Ari Mota e Renata Mota, naturais de Belo Horizonte e Brasília, respectivamente, tira foto com bombacha e vestido de prenda e diz que só vai embora “depois de comer um churrasco de verdade”.
Cenas como essas são comuns na Expotchê, feira que acontece há 23 anos em Brasília, e reúne produtos, cultura e costumes do Rio Grande do Sul. O público vai ao evento conhecer, degustar e levar para casa um pouco do que há de mais típico no extremo sul do país. Entre os 320 expositores, há 16 agroindústrias com produtos coloniais, sucos, vinhos e cachaças. O coordenador da área de agricultura familiar espera comercializar R$ 250 mil durante o evento.
– Mas o principal objetivo é abrir novos mercados. Já temos reuniões marcadas para apresentar os produtos a hotéis e restaurantes de Brasília – afirma Jocimar Rabaioli.
Ivandro Remus, de Santa Tereza, participa da Expotchê pelo sétimo ano. Trouxe 600 garrafas da cachaça artesanal, com preços entre R$ 10 e R$ 750, e espera vender tudo.
– Já forneço a cachaça para 20 estabelecimentos em Brasília, como churrascarias e bares, e quero ampliar. A feira vai ajudar a promover o produto para o grande público – afirma.
Já o produtor Fabio Baggio, de Dois Lajeados, está estreando na feira com os sucos integrais de laranja e uva. A expectativa também é vender todo o estoque: 1.200 garrafas.
– A gente aposta na qualidade do nosso produto. Nosso diferencial é que as frutas são colhidas de manhã e, à noite, o suco já está engarrafado – comenta.
Além de comidas típicas, artesanato, roupas e artigos para decoração, há ainda o espaço Tchê Beer, com uma variedade de cervejas artesanais. A Expotchê também traz na programação shows musicais com artistas gaúchos. O evento começou nesta nesta sexta, dia 3, e segue até o dia 12 de julho, no Parque da Cidade Sarah Kubitsheck. A organização espera movimentar R$ 5 milhões durante os 10 dias da feira.